Solidariedade

HUSFP completa 61 anos e relança a campanha Amigos do Chico

Hospital Universitário São Francisco de Paula busca empresas dispostas a apoiar a instituição através de doações

Paulo Rossi -

Atualizada às 16h22 para acréscimo de informações

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), ligado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), completou nesta quinta-feira (27) 61 anos de existência. Responsável por atender 24 municípios da região, a instituição também administra seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o ambulatório no Campus Saúde Dr. Franklin Olivé Leite em conjunto com a universidade. Em uma cerimônia no próprio hospital, foram entregues troféus a empresas que já participam do projeto "Amigos do Chico" e um convite para novos participantes do projeto, que busca apoio da comunidade.

Responsável por 40% das internações em Pelotas, o HU também se destaca em serviços de alta complexidade, possui a única UTI Pediátrica da cidade, no Centro de Nefrologia e atende um universo de um milhão de pessoas em toda a região. "É um trabalho de muitas mãos e, como disse Dom Antônio Zattera, trabalha para construir uma sociedade mais justa e fraterna", disse Edevar Machado Junior, diretor do hospital. A dificuldade financeira enfrentada pelas instituições de saúde na região também afeta o São Francisco de Paula. Para Edevar, este é o desafio e é necessário o apoio de todos - empresas, sociedade, entidades - para seguir trabalhando para a saúde da população. "Quem tem muitas prioridades não tem nenhuma, a nossa é amar ao próximo", discursou, emocionado, a uma plateia de colaboradores e empresários.

Educação e saúde
A mescla entre professores da área da Medicina, estudantes e médicos também foi destacada pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, como uma das características positivas do hospital. "A gente diz que aqui se ensina atendendo. Professores e alunos se envolvem, se renovam e já repassam para a comunidade, o que tem sido um processo vitorioso", afirmou o reitor. O aniversário do hospital e o relançamento da campanha, disse Bachettini, é um desafio para Pelotas e região. "Com uma comunidade de um milhão de habitantes, precisamos cada vez mais de pessoas para colaborar. O hospital não é da UCPel, é da região", sentenciou.

Para ser um Amigo do Chico
As empresas que integram o projeto têm, como contrapartida, descontos em procedimentos para seus funcionários, além de integrar planos de divulgação do hospital. Mais informações podem ser obtidas no setor de comunicação do HU, pelos telefones: 2128-8368 ou 2128-8583.

História do HUSFP
Fundado em 27 de junho de 1958, chamava-se Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A. Em 1976, através do então bispo e reitor Dom Antônio Zattera, o controle acionário passou para a UCPel, que passou a ter caráter filantrópico e passou a se chamar Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. O atual nome, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), foi denominado em 1996. Hoje são mais de 1.300 colaboradores que trabalham na instituição.

Principais necessidades do HUSFP

Lavanderia:
- Roupas de cama, mesa e banho
- Enxovais infantis
- Tecido para confecção de lençois (algodão cru)

Serviço de nutrição:
- Alimentos não perecíveis
- Equipamentos e utensílios de cozinha industrial
- Alimentos de dieta especial

Higienização:
- Produtos de limpeza
- Papel higiênico

Serviço Social:
- Fraldas
- Produtos de higiene pessoal
- Sabonete e xampu
- Roupas e sapatos

Hospital em geral:
- Equipamentos hospitalares
- Móveis hospitalares
- Cadeiras de rodas
- Colchões hospitalares
- Entre outros

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação da Receita Estadual apura sonegação que pode chegar a R$ 8 milhões em Vera Cruz Anterior

Operação da Receita Estadual apura sonegação que pode chegar a R$ 8 milhões em Vera Cruz

Rio Grande: Pesquisa em inteligência artificial e robótica na FURG busca melhorias para a comunidade Próximo

Rio Grande: Pesquisa em inteligência artificial e robótica na FURG busca melhorias para a comunidade

Deixe seu comentário